terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aspectos sociologicos

O contexto brasileiro: capitalismo e as explicações da Sociologia Tendo como objetivos deste capitulo :
Pude compreender o capitalismo e o liberalismo como uma forma de organização da sociedade,e percebesse como tais idéias transformou-se em ações ,compreendendo as diferenças entre determinadas discursos e as praticas que os correspondem .
A sociologia pode ser usada para a conservação ou transformação sociedade . Percebendo que as instituições sociais favorecem a mudança ou conservação social e que sua analise se modifica a partir de pontos de vista científicos diferentes usados em sua explicação, como é o caso das teorias de Durkahem e Max.
O Brasil é um pais capitalista ,e cheio de contrastes , com realidades distintas,as razões para isso estão na forma pela qual o capitalismo se estrutura ,desde seu aparecimento : na exploração do trabalho ,o proletário , donos dos meios de produção, a burguesia .Assim como as condições de vida dessas duas classes não só diferem e mas também variam os anos de estudos que os indivíduos de uma e outra conseguem.
A classe de menor renda ,a maioria, com baixa escolaridade ,dispõe de pouco ou nenhum acesso a culturas(teatro,jornais ,revistas livros , bibliotecas , viagens,cinemas etc.).A escola não tem conseguido mudar as desigualdades ,anos de estudos e cursos concluídos parecem ser privilégios daqueles que tem poder ,perpetuando “poder é saber e saber é poder”,cabe a cada um de nós iniciarmos a discussão das razões que impedem a realização do direito de cada cidadão a ter acesso a educação e cabe ao estado realiza-los.As idéias liberais e a escola ,o sistema capitalista não significa apenas uma forma de ser da economia.O sistema capitalista apóia um conjunto de idéias ,formas de agir e de pensar , que foram progressivamente desenvolvidas , para justificar esse sistema ,geralmente aceitos sem discussão ,formam uma doutrina politicoeconomica e o liberalismo.Um dos maiores pensadores do liberalismo foi John Locke , que viveu na Inglaterra , época da revolução industrial , que foi promovida pela burguesia, momento decisivo para a vitória do capitalismo ,que colocou a sobrevivência da maioria das pessoas condicionadas ao trabalho assalariado,a minoria burguesa passou a viver da exploração do capital e do trabalho do proletário.
Os princípios do liberalismo são o individualismo, a liberdade a propriedade, a igualdade e a democracia.
A escola tem grande peso na aceitação conservadora das idéias liberais ,se sustenta por princípios individualizantes ,pela classificação e avaliação,a escola acaba por rotular os indivíduos como capazes ou não segundo o aproveitamento de cada um , deixando de ver o aluno como um ser social e histórico .Esse modelo de escola caba tratando desiguais sociais e economicamente iguais.Para compreender a realidade com o auxilio da sociologia.A sociologia é uma ciência.
Durkheim e Marx , pensavam nos processos sociais faziam parte da historia , revelando as suas contradições. Eles também explicam e analisam a sociedade capitalista sobre o ponto de vista de que não são diferentes .A visão de educação de Durkheim.Drkheim é o responsável pelo reconhecimento da sociologia como ciência .Para Durkheim , educação tem a função fundamental de conservação da sociedade ,e o seu pensamento foi usado muitas vezes para justificar atitudes e ideologias conservadoras ,interessadas em manter a ordem social vigente.
A divisão do trabalho ,justificada em função da especialização , vem contribuindo , mais a mais ,para separar os que pensam daqueles que fazem .O saber técnico ganhou destaque e importância,dessa forma , um grande numero de problemas de nossas vidas foi transformado em questões técnicas , distantes do debate e da ação política .Fomos transformados, em nome da especialização e da divisão do trabalho , em executores de decisões tomadas por outros.
As idéias de Marx. Marx foi o primeiro a adotar e a empregar de forma coerente este método dialético. Ao estudar uma determinada realidade objetiva, analisa ,metodicamente , os aspectos e elementos contraditórios desta realidade.Marx cumpriu o papel de desvendar esse sistema de forma ampla ,analisando seus aspectos políticos , sociais e econômicos , com a utilização do método dialético. Para Marx, o trabalho ocupa posição central ao trabalhar o homem produz a cultura, a separação entre o pensar e o agir, e mais ,a apropriação dos resultados do trabalho por outro que não o trabalhador produz o que Marx chamou de alienação.
Os marxistas e o cotidiano, reprodução ou mudança das relações sociais,segundo Lefebvre , o capitalismo transformou a cultura ,o conhecimento e o lazer ,produziu setores novos ,transformando o que preexistia resolvendo inteiramente as organizações e as instituições correspondentes .Não é apenas toda a sociedade que se torna o lugar da reprodução é todo o espaço .É nesse espaço social que se refaz a estrutura social , relações de produção e mitos , forças produtivas .
A vida cotidiana e a divisão do trabalho, alienação e o preconceito. A escola ,como todas as outras instituições sociais , atua no cotidiano dos homens ,é sob o ângulo contraditório da mudança versus conservação que deve ser analisada .É no cotidiano que se da a reprodução da sociedade capitalista , as partes que compõe a vida cotidiana são organizadas hierarquicamente , e o homem aprende a viver sua cotidianidade , através das instituições : família , escola , etc. , que estabelecem uma medição entre o individuo e os costumes .Todo individuo é ao mesmo tempo um ser particular e um ser genérico ,ou seja , o trabalho faz parte do ser genérico ,da essência do homem .
Os elementos que estruturam a vida cotidiana favorecem a alienação e os preconceitos. São elementos da estrutura da vida cotidiana: a espontaneidade , a probabilidade , o economismo , pragmáticos,a fé e a confiança ,generalizamos ,imitação .
A alienação é uma conseqüência da divisão social do trabalho ,a vida cotidiana é propicia ao preconceito , cuja a base antropológica é a particularidade e seu componente afetivo é a fé não significa ,afirma que os sistemas de preconceitos sociais decorrem dos preconceitos do homem tomado isoladamente . Muitas vezes o racismo justificou a diferença de classes , exatamente porque a “linha divisória” das classes sociais coincidia com a “linha divisória” das raças .A analise marxista pode ser usada no estudo da escola .A escola enquanto uma das instituições sociais pode ser analisada à luz dos conceitos teóricos definidos por Marx .O estudo da escola baseado nos conceitos marxistas contem necessariamente uma analise. É importante destacar que essa analise minuciosa não deve levar a fragmentação da realidade .Ela tem o dever de conduzir a uma analise global .Nesse método ,”o todo” tem uma dinâmica própria , que ultrapassa a justaposição das partes .

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