terça-feira, 25 de outubro de 2011

Trabalho em Equipe


No Dicionário Aurélio encontra-se definições para as palavras TRABALHO (aplicação de atividade; serviço; esforço; ação ou resultado da ação de esforço individual ou de grupo), EQUIPE (conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho) e TIME (conjunto de indivíduos associados numa ação comum, com vista a determinado fim).
Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que aperfeiçoa o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.
A equipe se configura em pessoas diferentes com habilidades, aptidões, desejos, sonhos, personalidades diferentes buscando o mesmo objetivo da empresa. É vantajoso para a equipe ser composta por membros polivalentes entre si, pois assim pode usufruir da diversidade de habilidades e potenciais constantes nesse.
O trabalho é composto por várias atividades que exigem diferentes habilidades para realizá-las, por isso quanto mais diversificada a equipe a tendência é haver mais sucesso no desenvolvimento de suas atividades.

Se Trabalho é a apresentação do resultado da ação de esforço na aplicação de uma atividade então será necessário constituir uma Equipe ou Time de Trabalho.
Uma Equipe de Trabalho é fundamentada na existência de um conjunto ou grupo de pessoas que se aplica no desenvolvimento de uma tarefa ou trabalho. Os membros de uma equipe possuem algum envolvimento e compromisso com a filosofia e resultado final da tarefa desenvolvida. São indivíduos, liderados por um responsável que retém e transmite informações das etapas do trabalho, envolvidos com o desenvolvimento de determinadas tarefas, que somando completa o todo do trabalho.
Um Time de Trabalho é fundamentado em um conjunto de indivíduos, que associados buscam uma ação comum, com determinado fim. Os membros de um time têm conhecimento de todas as informações, etapas e filosofia do trabalho a ser realizado. São indivíduos liderados por um responsável, que procura integrar o grupo às tarefas a serem desenvolvidas, buscando motivar, empreender e envolver o senso de responsabilidade e emocional de cada indivíduo no trabalho.

As Diferenças entre uma Equipe e um Time de Trabalho talvez estejam na apresentação dos conceitos e forma filosófica de empreender um trabalho ou atividade profissional.
A forma para definir e escolher a melhor maneira de trabalhar do grupo, em uma empresa ou local de trabalho, depende muito do relacionamento profissional/empresa e vice-versa, além de fatores culturais pré-estabelecidos nessa empresa.
Atualmente muitas são as empresas nacionais e multinacionais, governamentais ou particulares, que estão preocupadas em adaptar-se ao conceito de time de trabalho, procurando investir mais em programas de desenvolvimento, treinamento e aperfeiçoamento, tanto a nível profissional como pessoal, formando recursos humanos que conheçam técnicas conceituais e práticas para desenvolver atividades em grupo, com maior envolvimento e conhecimento das atividades da empresa.

Se Trabalho é a apresentação do resultado da ação de esforço na aplicação de uma atividade então será necessário constituir uma Equipe ou Time de Trabalho.
Uma Equipe de Trabalho é fundamentada na existência de um conjunto ou grupo de pessoas que se aplica no desenvolvimento de uma tarefa ou trabalho. Os membros de uma equipe possuem algum envolvimento e compromisso com a filosofia e resultado final da tarefa desenvolvida. São indivíduos, liderados por um responsável que retém e transmite informações das etapas do trabalho, envolvidos com o desenvolvimento de determinadas tarefas, que somando completa o todo do trabalho.
Um Time de Trabalho é fundamentado em um conjunto de indivíduos, que associados buscam uma ação comum, com determinado fim. Os membros de um time têm conhecimento de todas as informações, etapas e filosofia do trabalho a ser realizado. São indivíduos liderados por um responsável, que procura integrar o grupo às tarefas a serem desenvolvidas, buscando motivar, empreender e envolver o senso de responsabilidade e emocional de cada indivíduo no trabalho.
Nunca tem se falado tanto de trabalho em equipe como nos dias de hoje, treinamentos, palestras motivacionais, teamwork pra lá e pra cá. Mas isso não é moda! É uma necessidade no meio corporativo, é um diferencial competitivo. Alguns tópicos fundamentais para se formar uma equipe de trabalho.

É preciso entender que o trabalho em equipe, é algo a ser construído dia a dia, onde todos têm um objetivo comum, Construir um time, uma equipe é preciso empenho, sentimento, inteligência, trabalho, treinamento e mais trabalho. Trabalho em equipe é construção.
Um time precisa de treinamento físico, tático e de fundamentos para atingir o entrosamento e a excelência, a equipe precisa se conhecer, precisa ser capacitada, um precisa conhecer as potencialidades e fragilidades do outro. Precisam estar juntos em todo o momento.

Uma equipe que não se comunica não se interage estão fadada ao fracasso, as pessoas tem necessidade de se comunicar, sua equipe precisa ser um espaço que propicie a comunicação ao máximo. O líder deve ouvir sua equipe, assim como a equipe precisa ouvir seu líder. A comunicação é o óleo necessário para as engrenagens funcionarem bem. As pessoas precisam de opinião, precisam saber o que se espera delas e como seu trabalho tem sido desempenhado. Um elogio. Uma opinião faz-se necessário para crescer, superar e aprender.

Sem metas desafiadoras, qualquer equipe de trabalho se desestimula, o ser humano precisa ter metas, objetivos, algo que o leve a superá-lo em busca de algo. Mas cuidado com metas que não são executáveis, o contrário gera frustração nas pessoas.

A missão de qualquer organização precisa ser muito clara e viva no coração de cada pessoa. O trabalho, o empenho, o esforço, não é por qualquer coisa, tem algo maior,
precisa-se de uma missão, isso deve ser vivo dentro das pessoas, pois quem tem o coração na missão, consegue dar mais, ter melhores resultados, busca-se empreender.
Por fim, trabalho em equipe é um aprendizado contínuo e mútuo a cada dia algo é aprendido e ensinado, o líder aprende com sua equipe e sua equipe aprende com o líder e com ela mesma. Assim, no trabalho em equipe todo mundo ganha, a instituição, a equipe e os clientes.


Acabou o tempo do individualismo. Onde as disputas eram individuais e todos buscavam a vitória, de apenas um, exclusiva de uma pessoa que receberia todas as glórias por ter se sobressaído entre os demais. A busca sozinha pelo objetivo é coisa do passado. A busca em equipe se mostrou muito mais eficaz e os resultados são coletivos. A questão é que a sociedade por anos se acostumou com o individualismo e agora as pessoas encontram dificuldades para se adaptarem a esta nova realidade. De forma que o trabalho em equipe reúne forças, experiência, mas também diferenças e são justamente estas que podem afastar o grupo ao invés de uni-lo e torná-lo ainda mais forte.
Por isto, é importante que desde muito pequenos todos os indivíduos aprendam a necessidade de se desenvolver atividades em equipe. O trabalho feito com a participação e ajuda mútua entre os integrantes de um grupo fazem toda a diferença. Nesse tipo de trabalho o resultado final é conseqüência de atitudes de partilha, troca e interação.

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